Qual seu Índice de Inteligência Emocional?
Esse teste abrange itens relacionados à
missão de vida, visão pessoal, valores, convicções e relacionamento com
pessoas.
Este teste não
pretende ser um diagnóstico de sua personalidade ou individualidade. Ele foi
feito para que você faça uma autoanálise de sua inteligência emocional. Abrange
itens relacionados à missão de vida, visão pessoal, valores, convicções e
relacionamento com pessoas. Responda com a máxima sinceridade para ter um
resultado fidedigno. Faça o teste sem olhar o resultado antes, seja sincero
e honesto consigo mesmo:
(S) = SIM
(N) = NÃO (AV) = ÀS VEZES
1. Quando estou
chateado ou irritado, sei identificar exatamente o motivo pelo qual estou aborrecido
S N
AV
2. Tenho uma visão
realista de mim mesmo, e sei quais são as minhas potencialidades e limitações.
S N
AV
3. Eu tendo a reagir
de forma exagerada diante de pequenos problemas
S N
AV
4. Posso me descontrolar
e perder a calma nos momentos difíceis
S N
AV
5. Tenho confiança
nas minhas habilidades, talentos e capacidades
S N
AV
6. Tenho por hábito
acalmar colegas que estejam descontrolados ou reagindo agressivamente a uma
determinada situação.
S N
AV
7. Eu gosto de mim,
mesmo admitindo que preciso mudar certas coisas em minha vida.
S
N AV
8. Quando alguma
coisa que eu muito quero dá errado, sei superar meus desapontamentos e frustrações,
e procuro aprender algo com as experiências negativas
S
N AV
9. Quando cometo
erros, costumo repreender-me e criticar a mim mesmo e a minha falta de competência
S N
AV
10. Sempre persigo e
alcanço meus objetivos pessoais e profissionais. Obstáculos e falta de apoio
não me desanimam
S N
AV
11. Não me abalo nem
me sinto inseguro diante de situações desconfortáveis
S
N AV
12. Sei me colocar no
lugar do outro e compreender as necessidades e problemas pelos quais ele está
passando
S N
AV
13. Procuro sempre
dar o melhor de mim no trabalho, mesmo que seja um emprego que não é exatamente
o que eu queria
S N
AV
14. Tenho dificuldade
de travar contato com pessoas e fazer amigos
S N
AV
15. Sei o que eu quero da vida, tenho objetivos claramente definidos
e sei como alcançá-los
S N
AV
16. Sou colaborativo e estou sempre disposto a ajudar meus colegas
de trabalho
S N
AV
17. Tenho aprendido
muito com meus erros e isto tem me ajudado bastante a mudar para melhor meus
pensamentos e atitudes
S N
AV
18. Quando tenho
dificuldade com alguma pessoa, procuro conversar diretamente com ela para esclarecer
o mal-entendido ou problema
S N
AV
19. Meus colegas me
procuram quando precisam de apoio psicológico ou querem contar um segredo
S N
AV
20. Estou continuamente
aprendendo algo de novo, e isto está me ajudando muito a crescer como pessoa e
como profissional
S N
AV
Faça sua Contagem de Pontos.
Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações: 1, 2, 5,
6. 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15, 16, 17, 18, 19, 20.
Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 3, 4, 9,14.
Marque meio ponto para cada resposta ÀS
VEZES.
TOTAL DE PONTOS_______
SUA AVALIAÇÃO:
De 18 a 20 pontos. Sua inteligência emocional é alta. Pessoas com alta
pontuação em inteligência emocional têm habilidade de interpretar, entender e
agir sobre as emoções. São indivíduos que têm facilidade de lidar com conflitos
sociais e emocionais, sabem expressar seus sentimentos e administrar situações
emocionais. Têm facilidade de fazer amigos e relacionar-se com as pessoas de
maneira harmoniosa e produtiva.
De 14 a 17,5 pontos. Sua inteligência
emocional é média. Pessoas com pontuação média normalmente são boas em interpretar
e entender sentimentos e emoções. Na maioria das vezes sentem-se razoavelmente
confortáveis em enfrentar situações de conflito social e emocional. Embora
muitas vezes não tomem a iniciativa, sabem fazer amizades e procuram trabalhar
de forma harmoniosa com a equipe. Pode melhorar.
Abaixo de 14 pontos. Sua inteligência emocional precisa melhorar. Pessoas com
baixa pontuação podem sentir dificuldades de expressar suas próprias emoções e
entender as emoções dos outros, diante dos quais são propensos a sentir-se
desconfortáveis. Em alguns casos pode significar que precisem melhorar sua
auto-estima e autoconfiança como também precisem aprender a ter mais empatia
pelos outros. Analise um pouco mais suas atitudes e modo de agir e treine seus
sentimentos de empatia.
Algumas Dicas
importantes:
As principais
capacidades das pessoas dotadas de alta inteligência emocional são:
1. Reconhecem o
impacto que suas palavras e ações exercem sobre seus subordinados e/ou colegas
de trabalho.
2. Ouvem atentamente
o que o interlocutor diz, e não fazem apenas de conta que estão prestando
atenção.
3. Têm a capacidade
perceber as coisas que não foram ditas, prestando atenção na inflexão e no tom
de voz, nas pausas, na rapidez ou lentidão da fala e outras pistas.
4. Ficam atentos e
sabem interpretar a comunicação não-verbal e a linguagem corporal como
expressão facial, gestos, tiques, postura do corpo etc.
5. Têm habilidade de
controlar e lidar com suas próprias frustrações, irritações, alegrias,
tristezas e outras emoções.
6. Procuram resolver
maduramente situações de conflito através do diálogo, respeito e colaboração
com o interlocutor.
7. Direcionam
conscientemente situações de conflitos e divergências para soluções práticas e
harmoniosas.
Independente de sua
contagem de pontos, sempre há espaço para melhorar sua inteligência emocional.
Analise as áreas onde você não é tão forte e considere as maneiras através das
quais você pode aprender e crescer mais. Desenvolva cada vez mais seus pontos
fortes e aplique ativamente essas habilidades. Se você considera que tem baixa
inteligência emocional procure consistentemente identificar suas próprias
emoções e as emoções das pessoas à sua volta. Vale lembrar que, para aumentar
sua inteligência emocional, é essencial que você participe de atividades e
treinamentos voltados para habilidades de comunicação.
Texto extraído e
condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais”,de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.
Ernesto Berg
Consultor
de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 14 livros,
especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo,
criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos. Graduado
em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de
Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da
Alexander Proudfoot Company de São Paulo.